Make your own free website on Tripod.com

Joseph Louis Lagrange

do italiano Giuseppe Luigi Lagrangia

(1736 - 1813) Matemático, físico e astrônomo franco-italiano, nascido em Turim, cujas descobertas tiveram importância decisiva para o desenvolvimento da ciência, com suas contribuições para a teoria dos números e a mecânica celeste. Filho do tesoureiro real da Sardenha e único dos onze irmãos a chegar a idade adulta. Iniciou sua carreira como professor de matemática da Academia de Ciências de Turim (1758 -1761), da qual foi um dos seus fundadores. Posteriormente, nas recém-fundadas École Normale e a Polytechnique de Paris, e após as pesquisas sobre a órbita da Lua e os satélites de Júpiter, tornou-se mundialmente reconhecido como sucessor matemático de Euler e continuador de suas pesquisas em geometria e mecânica, sendo por este indicado e efetivamente seu substituto na Academia de Berlim (1766), nomeado diretor da seção de física e matemática, até a morte de Frederico, o Grande, vinte anos após (1786), quando voltou para Paris, a convite de Luís XVI. Neste período berlinense publicou vários trabalhos importantes como notas complementares à lei da gravidade de Isaac Newton, estudos sobre a teoria dos números, probabilidade e equações diferenciais, mecânica celeste e estabilidade do sistema solar, e análises de problemas algébricos, precursores da teoria de grupos, posteriormente desenvolvida por Évariste Galois. Propôs também um método matemático preciso e completo que permitiu abordar de modo uniforme os problemas físicos mecânicos. 

Criador da lagrangiana ou variáveis de Lagrange (1760), função das coordenadas generalizadas de um sistema com as funções do tempo, igual à diferença entre a energia cinética e a energia potencial, ambas expressas em termos daquelas coordenadas. Introduziu o conceito de velocidade potencial no estudo da hidrodinâmica e derivou a equação de propagação de ondas em canais abertos. Criou o método Lagrange para determinação da trajetória da partícula de um fluido em um escoamento. 

Sua primeira grande obra foi publicada com o título Traité de mécanique analytique (1788), uma síntese dos conhecimentos sobre dinâmica e movimento dos corpos celestes desenvolvidos desde o tempo de Newton. Seu principal trabalho em movimento de fluidos foi Mémoire sur la théorie du mouvement des fluides, publicado pela Academia de Berlim (1781). Como membro da Académie des Sciences participou juntamente com Legendre, Carnot, Monge e Condorcet do famoso Comitê de Pesos e Medidas, para reforma do sistema de pesos e medidas e que optou pelo sistema decimal. Inicialmente apenas ele e Condorcet integravam o Comitê (1790-1799). Publicou um dos seus clássicos Théorie des functions analytiques (1797). Na corte de Luís VI, em Paris, manteve-se alheio à vida política, mesmo durante a revolução francesa. Ainda foi nomeado senador e conde do império por Napoleão Bonaparte.

Voltar à galeria