Make your own free website on Tripod.com

Saiba mais sobre Al Kimia

Saiba mais sobre Al Kimia

Você gostou da Al Kimia? Então saiba um pouco mais de sua história... 

Sempre gostei das ciências naturais, principalmente química, física e matemática. Além disso, computadores sempre me fascinaram pela velocidade que conferiam à resolução de problemas, dos mais corriqueiros aos mais abstratos.

Comecei a pensar seriamente em escrever uma homepage quando  ainda cursava a graduação em Química na Unicamp. Estava no segundo semestre e ainda tinha todo o peso das disciplinas de cálculo e geometria analítica sobre os ombros, mas a forma como os professores distribuíam conhecimento me fascinava de tal modo que decidi que tinha que trazer toda aquela informação à público de alguma forma, de preferência em linguagem acessível.

A Al Kimia nasceu em 1999 depois de uma aula de físico-química. Lembro-me que foi logo após uma explanação sobre a "Lei das Fases" de Gibbs. Me extasiei em como uma equação tão simples podia conter tanta informação!

Naquela época meu domínio da linguagem HTML era quase nulo. Na verdade limitava-se à utilização de tabelas de códigos padrão. Eu não dispunha de softwares avançados para construção de homepages; utilizava apenas o Netscape Composer, o bloco de notas do Windows e um pouco de fé.

O primeiro layout da página era realmente bastante primário. Como todo iniciante no mundo da construção de páginas eu queria colocar o máximo de animação em tudo. Talvez por falta de maturidade, ainda associei o tema a dragões, tochas (fogo) e outros componentes no mesmo estilo. O logotipo da página era um dragão que cuspia fogo sobre uma bola de cristal (nada mais original!). Além disso, todas as animações eram originárias da própria web.

Mas o que mais me incomodava era a falta de conteúdo - até aí nada tão grave para uma página de principiante. Mas quando os artigos começaram a ganhar volume e conteúdo os dragões e tochas destoavam de maneira ressonante. Era como entrar em uma festa black tie vestindo bermuda e sandálias de dedo!

Então, no final de 2000, comecei a construir a segunda versão de Al Kimia, muito mais sóbria, com artigos mais robustos e de navegabilidade exponencialmente superior com a utilização de frames. O novo layout utilizava fundo preto e texto em branco; os textos tinham figuras com as estruturas das moléculas e equações além de outros recursos; 99% das animações foram removidas para que o conteúdo dos textos fosse evidenciado. A segunda versão foi publicada na web em fevereiro de 2001.

O logotipo que substituiu o dragão foi o buckminsterfulereno, a molécula de 60 carbonos, alotrópica ao diamante e ao grafite, com estrutura semelhante a uma bola de futebol. Muitos artigos novos foram incluídos e os antigos, revisados. Alguns dos primeiros artigos de Al Kimia continuam nesta terceira edição!

Esta terceira versão de Al Kimia  traz como logotipo o buckminsterfulereno "modificado". Trata-se de uma fusão de imagens - a única animação de toda a página - que me custou noites de trabalho.

Considero que este logo traz a mensagem que desejo passar quando publico artigos: a integração da ciência, principalmente da química, com o mundo. Ciência e sociedade não podem existir mutuamente alienadas!

Certamente todos os artigos foram revisados. Alguns foram removidos definitivamente porque, em meu atual estágio de desenvolvimento, considerei-os superficiais demais, aprofundados demais ou simplesmente imprecisos. Enfim, inadequados ao que atualmente idealizo deva ser Al Kimia.

Tudo que nos rodeia é química. Somos feitos de química, regidos por leis físico-químicas! Parafraseando Einstein, o entendimento das leis naturais nos leva mais próximos da mente de Deus!

Espero que você aprecie esta terceira versão de Al Kimia e que os artigos lhe sejam úteis. Espero ter atingido meu objetivo: que sua curiosidade tenha sido aguçada e que você continue se interessando pelas ciências da vida!

André Krell
Al Kimia Webmaster