Make your own free website on Tripod.com

 

Mas por que podemos supor que as distribuições dos dados tendem à uma distribuição normal? Anteriormente foi dito para não nos preocuparmos com isso, pois esta é uma tendência natural. Vejamos estas considerações com maior detalhamento.

Um dos teoremas fundamentais da estatística, o Teorema do Limite Central, diz que, se a flutuação total de uma certa variável aleatória decorrer da somatória das flutuações de muitas variáveis independentes e de importância aproximadamente igual, sua distribuição tenderá para a normalidade, não importando qual seja a natureza das distribuições das variáveis individuais.

Em nosso exemplo das medidas das peças de automóveis, uma vez que que não haja nenhuma  interferência sistemática (aquela que ocorre sempre com a mesma magnitude e com a mesma tendência), quer seja por interferência instrumental ou humana, os desvios nas medidas serão aleatórios, independentes e de importâncias (ou pesos) aproximadamente iguais e, portanto, a distribuição das medidas tenderá a normalidade.

 
  Anterior

 Próxima